Cuidados

Quem nunca colecionou alguma coisa? O colecionismo é uma prática muito comum realizada por homens e mulheres, de todas as idades, por todos os lugares do mundo. Desde crianças, com nossos carinhos, figurinhas e bonecos, estamos construindo coleções. Umas logo são desmanchadas, já que o objeto colecionado não lhe interessa verdadeiramente, enquanto outras, podem permanecer, às vezes intactas, às vezes expansão, por grandes períodos. O ato de colecionar produz um sentimento agradável nas pessoas. Talvez por verem-se donas, possuidoras, de algo; talvez pela sensação gerada devido a aquisição de uma peça difícil; ou ainda fazer parte de um grupo de colecionadores. Dificilmente escolhemos, racionalmente, o que colecionar. Muitas vezes nem mesmo percebemos que temos uma coleção! E isso se deve à um forte interesse pelo objeto de sua coleção, algo nele lhe agrada. Essa experiência pode ocorrer com selos, relógios, chapéus, autógrafos, miniaturas, filmes, postais, caixas de fósforos, moedas antigas, figurinhas, revistas em quadrinhos, livros, souvenirs, dedais, chaveiros, cadernos, LPs, entre muitíssimas outras coisas.
.

Mas acredito que algo diferente acontece quando sua coleção é jogável. Poder criar um jogo com a sua diversão, já é, a principio uma idéia brilhante. Além da sensação agradável provocada pela sua coleção, ainda poderá desfrutar dela num segundo momento, quando ela é posta em movimento. Um tipo de coleção em especial tem essa característica: os TCG. Magic: the Gathering, Pokemon TCG, Yu-Gi-Oh, Naruto e vários outros. Infelizmente, surge aí um efeito colateral, que dificilmente é percebido pelo colecionador: ele se tornou jogador. Ele não mais vê o interesse no objeto colecionado e transfere essas emoções para as partidas. Mas não veja isso como algo ruim, competitividade também é uma das coisas que mais agradam as pessoas. Percebo que muitos TCG Players conseguem equilibrar bem esses dois aspectos dos cards, mas alguns ainda levam em consideração apenas a diversão do jogo, chegando ao ponto de ignorar a conservação e a organização dos seus objetos. Pensando nisso, trago cuidados e dicas para todos os tipos de colecionadores.
  
Conservação,Organização e Manuseio 


Em primeiro lugar, devemos reservar um bom local para armazenar nossos cards. Os lugares mais comuns são caixas, gavetas, fichários e portfolios. Mas qualquer um serve, desde que não seja quente e/ou úmido - esses dois fatores podem gerar ondulações nos cards. Certifique-se de que outras coisas não interfiram no ambiente em que está a sua coleção - estou falando de quedas acidentais de copos d'água, irmãos mais novos, cachorros,etc. Em suma, o local deve ser seguro, arejado e, preferencialmente, de acesso exclusivo seu. Organização também é um aspecto fundamental. Já imaginou ter que revirar todas os seus 8.876 cards só para achar um card? O ideal é dispor sua coleção por categorias. Quais? Tipo, raridade, valor, ordem cronológica (de aquisição ou lançamento), etc. Tudo irá depender de suas necessidades, do que você achar melhor na hora de encarar a sua coleção para realizar uma busca, ou mesmo para admirar. Nesse processo o fichário ou o portfolio podem ajudar muito, permitindo um bom arranjo e uma excelente visualização. Mas ter a sua disposição apenas um caixa de sapato não é desculpa para deixar a desordem à solta, para tudo se dá um jeito. 


Manter seus cards como novos também é algo muito importante. Ausência de arranhões,rasgos, partes amassadas, ou onduladas, valoriza sua coleção. Por isso também evite os elásticos, que acabam marcando e entortando os cards. Guarde também, em perfeito estado, as caixas em que vieram seusdecks ou seus boosters, eles também fazem parte da coleção, além poderem ajudar na sua organização. Tratar com cuidado todos os aspectos do armazenamento tem como resultado uma coleção organizada, limpa e que se manterá como nova por um longo período de tempo. Mas, como já dissemos, isso também é um jogo: nossos cards entram em movimento, e esse movimento pode danifica-las de diversas maneiras. Como protege-las dessa movimentação? O shield é a resposta para isso, evita arranhões, rasgos e manchas. Começar uma partida sem shield é algo proibido no mundo dos TCG players, proteger seus cards é indispensável. E você não precisa comprar o melhor do mercado, existe uma grande variedade de marcas e modelos, uma dela se encaixa perfeitamente no seu bolso, nem que seja o shield clear (transparente). Uma boa opção é também o playmat: o ''tapetinho'' capaz de isolar seus cards da poeira e da sujeira da mesa em que você está jogando. Assim como os shields, não é preciso comprar o mais caro, para falar a verdade, nem mesmo é preciso comprar. Um simples pano ou flanela realiza a mesma função, que é, na verdade, o que mais interessa ao colecionador. E claro, não basta conseguir todos esses aparatos, você também precisa tratar bem seus cards. Então não dobre, envergue, amasse ou arraste -nunca- as peças de sua coleção. Canso de ver jogadores envergando seus cards, apenas para ouvirem, ao soltar uma das pontas dos cards, um bonito ''estalinho'' - bem, ao menos parece ser esse o objetivo. Mas além do ''estalinho'', eles também conseguem entortar-los. Então, manipule com carinho os seus cards e evite expô-los a situações em que eles percam suas características originais.


Concluindo


Armazene sua coleção em um local seguro e arejado. Não utilize elásticos.Pense em uma estratégia para organizar a sua coleção, buscando praticidade e agilidade, seja para buscar ou visualizar os cards. Sempre use shields playmats durante suas partidas. Manipule seus cards com cuidado e atenção. Desse modo você possuirá cards com aparência de novos - limpos e planos - e, consequentemente, uma coleção valorizada. Diga-nos como está a sua coleção, este espaço foi destinado para isto.